Projeto de Extensão - Matemática na Educação Infantil - Udesc Joinville -. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Plano de Aula - 02

Plano de aula
Disciplina: Matemática
Curso: Educação Infantil                            Série: pré
Tempo: Uma aula de 60 min.                      Número da aula: 02
Tema: Conservação e correspondências    Dia: 07/04/11

Objetivos específicos
Trabalhar o pensamento lógico, comprimento, formas e classificação analisando uma característica e correspondência.
Conteúdo
Conservação do comprimento, raciocínio lógico, correspondência e seriação (experiências de Piaget).
Metodologia
Através de réguas de papel com mesmo tamanho e extremidades em formato de Vs, serão colocadas de duas formas diferentes, ou seja, uma régua com Vs para dentro e outra com Vs para fora, e será comparado seu tamanho.
Também será utilizada régua, mas agora de fita plástica, uma lisa e a outra em forma de mola, com o mesmo tamanho, cada uma no seu formato, com o objetivo de comparar tamanho.
Será utilizado lápis de colorir, para comparar, se colocados três lápis um ao lado do outro com tamanhos iguais, e apenas um dos lápis é colocado um pouco mais a frente dos outros, perguntarão as crianças se ainda os três têm o mesmo tamanho.
Com uma casa de brinquedo, com formas em toda sua estrutura lateral de encaixar peças correspondentes será trabalho correspondência e formas, com três meninas e guarda chuvas de três tamanhos diferentes de papel será trabalhada seriação, pedindo para que os alunos coloquem cada guarda chuva para uma menina.


Recurso
Régua de papel e plástica, lápis de cor, casa de brinquedo, figuras de papel de meninas e guarda chuvas.
Avaliação
Durante a aula será pedido às crianças que respondão as questões colocadas acima e também manipulem os objetos.

0 comentários

Postar um comentário