Plano
de aula
Disciplina: Matemática
Curso: Educação Infantil Série: pré
Tempo: Uma aula de 60 min. Número da aula: 02
Tema: Conservação e correspondências Dia: 07/04/11
Objetivos
específicos
Trabalhar
o pensamento lógico, comprimento, formas e classificação analisando uma
característica e correspondência.
Conteúdo
Conservação
do comprimento, raciocínio lógico, correspondência e seriação (experiências de
Piaget).
Metodologia
Através de réguas de papel com mesmo tamanho e extremidades
em formato de Vs, serão colocadas de duas formas diferentes, ou seja, uma régua
com Vs para dentro e outra com Vs para fora, e será comparado seu tamanho.
Também será utilizada régua, mas agora de fita
plástica, uma lisa e a outra em forma de mola, com o mesmo tamanho, cada uma no
seu formato, com o objetivo de comparar tamanho.
Será utilizado lápis de colorir, para comparar, se
colocados três lápis um ao lado do outro com tamanhos iguais, e apenas um dos
lápis é colocado um pouco mais a frente dos outros, perguntarão as crianças se
ainda os três têm o mesmo tamanho.
Com uma casa de brinquedo, com formas em toda sua
estrutura lateral de encaixar peças correspondentes será trabalho
correspondência e formas, com três meninas e guarda chuvas de três tamanhos
diferentes de papel será trabalhada seriação, pedindo para que os alunos coloquem
cada guarda chuva para uma menina.
Recurso
Régua de papel e plástica, lápis de cor, casa de
brinquedo, figuras de papel de meninas e guarda chuvas.
Avaliação
Durante a aula será pedido às crianças que respondão
as questões colocadas acima e também manipulem os objetos.
0 comentários
Postar um comentário