Relatório - 03
No
dia 31/03/11 no CEI Beija Flor, foi feita a terceira aula de observação, e a
primeira aula de execução do projeto durante o período das 13h30min até 17h30min.
Eles entraram 13h30min e brincaram com
objetos até 14h00min.
Depois
guardaram as peças e sentaram de cabeça baixa nas carteiras.
A
professora junto com os alunos, contaram quantas crianças estavam na sala neste
dia, chegaram a um total de 21 alunos, a professora perguntou quantos alunos
tem na turma completa, alguns responderam 21,22,24, e um apenas respondeu 25.
Então a professora perguntou quantos
estavam faltando, pediu para que eles guardassem o número 21 na cabeça e
começou a contar a partir do 21 até o 25, e mostrou nos dedos para as crianças
que faltava 4 alunos, e em seguida pediu as crianças que falassem o nome dos
alunos que faltaram.
Ainda fez com que eles observassem que
faltaram duas meninas e dois meninos.
Em seguida a professora pediu para que
eles sentassem no chão para ouvirem a historia de um livro com o titulo de “O
Vira Lata”
Logo depois, eles ficaram sentados em
suas cadeiras esperando a professora de educação física.
Ao
voltarem do lanche a professora terminou de contar a historia do livro para
eles, fez algumas observações sobre a historia junto com os alunos.
E
as 16h00min eu inicie a primeira aula de matemática para educação infantil, com
o tema a historia dos números.
As
crianças ficaram maravilhadas com o fantoche que foi utilizado para contar a
historia, o fantoche fez perguntas a elas que ocorreram na historia, como por
exemplo, como ele faria para levar seus cachorros para passear e depois
solta-los para brincar sem perder nenhum, já tendo explicado a elas que não
sabia contar, responderam para chamar pelo nome, mas o fantoche disse que não
tinha colocado nome nos cachorros.
Participaram
o tempo todo do teatro, ajudando o fantoche a contar, a professora também me
auxiliou na apresentação para conte-los e poder ouvir a opinião de todos.
Após a apresentação eu fiz algumas
perguntas a eles sobre o teatro, por exemplo:
-
Como o Luizinho fez para saber se todos os cachorrinhos voltaram?
-
Quantos cachorros ele tinha?
-
A importância de saber contar?
-
Como as pessoas faziam para saber quantos animais e frutas elas possuíam antes,
quando não existiam os números?
-
A onde podemos encontrar os números?
Todos
responderam exatamente como tinham ocorrido essas situações durante a história,
mas a ultima pergunta, todos rapidamente começaram a encontrar os números na
própria sala de aula, por exemplo, no relógio, no mural dos aniversários, no
cartaz de contagem e teve um aluno que disse no tênis.
Isso
demonstra de certa forma, que alunos prestaram atenção na apresentação.
Logo depois entreguei cachorrinhos de
balão a todas as crianças, apenas uma criança não aceitou, pois tinha medo do
balão.
Pedi
a eles que com a canetinha desenhassem no cachorro de balão seus olhos, boca o
que eles achassem que estava faltando.
Observei
que eles seguiram a seqüência lógica dos locais da boca, olhos e nariz, porem
alguns desenharam ao contrario e outros no lugar do pescoço.
0 comentários
Postar um comentário