Projeto de Extensão - Matemática na Educação Infantil - Udesc Joinville -. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Relatório - 03


Relatório - 03

No dia 31/03/11 no CEI Beija Flor, foi feita a terceira aula de observação, e a primeira aula de execução do projeto durante o período das 13h30min até 17h30min.
          Eles entraram 13h30min e brincaram com objetos até 14h00min.
Depois guardaram as peças e sentaram de cabeça baixa nas carteiras.
A professora junto com os alunos, contaram quantas crianças estavam na sala neste dia, chegaram a um total de 21 alunos, a professora perguntou quantos alunos tem na turma completa, alguns responderam 21,22,24, e um apenas respondeu 25.
          Então a professora perguntou quantos estavam faltando, pediu para que eles guardassem o número 21 na cabeça e começou a contar a partir do 21 até o 25, e mostrou nos dedos para as crianças que faltava 4 alunos, e em seguida pediu as crianças que falassem o nome dos alunos que faltaram.
          Ainda fez com que eles observassem que faltaram duas meninas e dois meninos.
          Em seguida a professora pediu para que eles sentassem no chão para ouvirem a historia de um livro com o titulo de “O Vira Lata”
          Logo depois, eles ficaram sentados em suas cadeiras esperando a professora de educação física.
Ao voltarem do lanche a professora terminou de contar a historia do livro para eles, fez algumas observações sobre a historia junto com os alunos.
E as 16h00min eu inicie a primeira aula de matemática para educação infantil, com o tema a historia dos números.
As crianças ficaram maravilhadas com o fantoche que foi utilizado para contar a historia, o fantoche fez perguntas a elas que ocorreram na historia, como por exemplo, como ele faria para levar seus cachorros para passear e depois solta-los para brincar sem perder nenhum, já tendo explicado a elas que não sabia contar, responderam para chamar pelo nome, mas o fantoche disse que não tinha colocado nome nos cachorros.
Participaram o tempo todo do teatro, ajudando o fantoche a contar, a professora também me auxiliou na apresentação para conte-los e poder ouvir a opinião de todos.
          Após a apresentação eu fiz algumas perguntas a eles sobre o teatro, por exemplo:
- Como o Luizinho fez para saber se todos os cachorrinhos voltaram?
- Quantos cachorros ele tinha?
- A importância de saber contar?
- Como as pessoas faziam para saber quantos animais e frutas elas possuíam antes, quando não existiam os números?
- A onde podemos encontrar os números?
Todos responderam exatamente como tinham ocorrido essas situações durante a história, mas a ultima pergunta, todos rapidamente começaram a encontrar os números na própria sala de aula, por exemplo, no relógio, no mural dos aniversários, no cartaz de contagem e teve um aluno que disse no tênis.
Isso demonstra de certa forma, que alunos prestaram atenção na apresentação.
          Logo depois entreguei cachorrinhos de balão a todas as crianças, apenas uma criança não aceitou, pois tinha medo do balão.
Pedi a eles que com a canetinha desenhassem no cachorro de balão seus olhos, boca o que eles achassem que estava faltando.
Observei que eles seguiram a seqüência lógica dos locais da boca, olhos e nariz, porem alguns desenharam ao contrario e outros no lugar do pescoço.

0 comentários

Postar um comentário