Projeto de Extensão - Matemática na Educação Infantil - Udesc Joinville -. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Relatório - 05


Relatório - 05

No dia 12/05/11 no CEI Beija Flor, foi feita a sexta aula do projeto, no período das 16h00min até 17h00min.
          Estavam presentes 15 alunos.
          No inicio da aula relembramos o assunto sobre as formas geométricas, fui perguntado às crianças quais eram as formas geométricas que elas conheciam. Todos responderam com facilidade, que eram os quadrados, círculos, triângulos e retângulos.
          Em seguida perguntei onde poderíamos encontrar essas formas geométricas na sala de aula, e eles responderam:
- A porta é um retângulo.
- A mesa um é um quadrado.
- O cartaz dos números é um retângulo.
- O telhado da casa é um triangulo.
- A fechadura da porta é um circulo.
- A mochila parece um retângulo.
          Após esse momento, todos estavam sentados no fundo da sala para ouvirem a historia do quadradinho.
Durante á historia, apontaram as figuras da historinha, mostraram as formas geométricas envolvidas, foram bem participativos e atentos.
          Com o termino da historia, os alunos foram desenvolver as atividades propostas no plano de aula.
          Na primeira atividade pedi para as crianças contornarem as formas geométricas que estavam pontilhadas.
Aproximadamente 46% dos alunos não apresentaram nenhum tipo de dificuldade e contornaram corretamente, sem ultrapassar as linhas e sem engrossar as linhas.
Cerca de 40% dos alunos apresentaram dificuldades ao contornar, não conseguem seguir a linha reta, e os outros 14% fizeram as linhas muito grossas.      
          A segunda atividade era para ligar o objeto a sua sombra, apenas um aluno confundiu a sombra do livro com a sombra do dado, mas ele mesmo arrumou seu erro.
          Com á historia do “Quadradinho” e as atividades mencionadas, é possível identificar que alguns alunos ainda têm dificuldades para diferenciar, o quadrado e o retângulo.
          A terceira atividade pedia para pintar as formas com sua cor correspondente, mas era necessário um pouco de atenção, pois as formas foram colocadas a fundo, e por cima delas havia curvas.
Com essa atividade foi observado que alguns alunos têm dificuldades ao pintar, ou seja, dificuldades ligadas à motricidade fina, e também ultrapassam os limites da forma geométrica para pintar. Mas no que diz respeito atividade de pintar as formas com a cor correspondente, todos desempenharam a atividade perfeitamente. Alguns alunos tiveram que sair mais cedo, e por esse motivo não terminaram sua atividade.
           A quarta atividade não foi possível realizar por falta de tempo, porém será retomada mais adiante. 

0 comentários

Postar um comentário