Relatório
No
dia 11/07/112 no Centro de Educação Infantil Eliane Kruger foi feita a sétima aula
do projeto, no período das 13:45 até 14h45min.
Estavam presentes na aula 17
crianças.
Iniciamos a aula, mostrando as peças
dos blocos lógicos, juntos identificamos cada uma, e observamos suas
características. Perguntei a eles a onde podíamos encontrar aquelas formas
dentro da sala, falaram que a carteira parecia um quadrado, que o cartaz de
reciclagem era um retângulo e o quadro da sala também, o relógio era um
circulo, tiveram dificuldades para encontrar o triangulo, só depois perceberam
que o telhado da casinha de reciclagem parecia um triangulo. Após todos
sentaram no fundo da sala formando um circulo, então contei a história do
“Pirata” (segue em anexo a História).
Após
ouvirem a história, pedi que pegassem uma peça geométrica da caixa de blocos
lógicos, e expliquei que a peça era a chave que abria o baú do tesouro do
pirata, e um deles era o marujo que pegou o tesouro do pirata.
Mas
para descobrimos quem foi que pegou, eles tinham que prestar atenção nas pistas
que eu dava, por exemplo, disse que quem pegou o tesouro tinha uma peça amarela,
todos que tinham peça amarela rapidamente mostravam sua peça, que a peça era amarela
e grande, então quem tinha peça pequena já sabia que não era a sua, a próxima
pista era um quadrado, então só quem tinha quadrado amarelo e grande ficou,
sobraram duas crianças, por ultimo era uma peça amarela, grande, quadrado e
grossa, então só sobrou um.
Assim
achamos o marujo que pegou o tesouro do pirata, todos foram bem participativos
nesta atividade, e estavam bem atentos nas pistas, eles ajudava-se entre si.
Durante
essa atividade alguns alunos ainda se confundiam um pouco para distinguir suas
peças, pois não sabiam relaciona-la ao seu nome, por exemplo, alguns alunos não
conheciam o triangulo e o retângulo.
Devido
ao motivo de vários alunos não conhecerem as formas geométricas, esse jogo se
repetiu por varias vezes.
Terminamos a atividade com o ultimo aluno
que sobrou, percebi que 40% são bem atentos as características e consegue
assimilar bem o que esta sendo pedido, os outros 60% tiveram mais dificuldades,
que pode ter sido gerada pela falta de atenção, e principalmente pelo fato de
não conhecerem as formas geométricas.
A HISTÓRIA DO PIRATA
"Era uma vez um pirata que adorava tesouros.
Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão,
ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou
pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os
marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles
voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos
disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata
desconfiado." Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que cada
uma escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas
sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o
"marujo" que está com o tesouro. Supondo que a peça escolhida seja um
triângulo pequeno, azul e grosso, você diz: "Quem pegou o tesouro tem a
peça azul". Em seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a
forma triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A
atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação
entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na
mão.
0 comentários
Postar um comentário