Projeto de Extensão - Matemática na Educação Infantil - Udesc Joinville -. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Relatórios 2012 - 08


Relatório

No dia 11/07/112 no Centro de Educação Infantil Eliane Kruger foi feita a sétima aula do projeto, no período das 13:45 até 14h45min.
            Estavam presentes na aula 17 crianças.
            Iniciamos a aula, mostrando as peças dos blocos lógicos, juntos identificamos cada uma, e observamos suas características. Perguntei a eles a onde podíamos encontrar aquelas formas dentro da sala, falaram que a carteira parecia um quadrado, que o cartaz de reciclagem era um retângulo e o quadro da sala também, o relógio era um circulo, tiveram dificuldades para encontrar o triangulo, só depois perceberam que o telhado da casinha de reciclagem parecia um triangulo. Após todos sentaram no fundo da sala formando um circulo, então contei a história do “Pirata” (segue em anexo a História).
Após ouvirem a história, pedi que pegassem uma peça geométrica da caixa de blocos lógicos, e expliquei que a peça era a chave que abria o baú do tesouro do pirata, e um deles era o marujo que pegou o tesouro do pirata.
Mas para descobrimos quem foi que pegou, eles tinham que prestar atenção nas pistas que eu dava, por exemplo, disse que quem pegou o tesouro tinha uma peça amarela, todos que tinham peça amarela rapidamente mostravam sua peça, que a peça era amarela e grande, então quem tinha peça pequena já sabia que não era a sua, a próxima pista era um quadrado, então só quem tinha quadrado amarelo e grande ficou, sobraram duas crianças, por ultimo era uma peça amarela, grande, quadrado e grossa, então só sobrou um.
Assim achamos o marujo que pegou o tesouro do pirata, todos foram bem participativos nesta atividade, e estavam bem atentos nas pistas, eles ajudava-se entre si.
Durante essa atividade alguns alunos ainda se confundiam um pouco para distinguir suas peças, pois não sabiam relaciona-la ao seu nome, por exemplo, alguns alunos não conheciam o triangulo e o retângulo.
Devido ao motivo de vários alunos não conhecerem as formas geométricas, esse jogo se repetiu por varias vezes.
            Terminamos a atividade com o ultimo aluno que sobrou, percebi que 40% são bem atentos as características e consegue assimilar bem o que esta sendo pedido, os outros 60% tiveram mais dificuldades, que pode ter sido gerada pela falta de atenção, e principalmente pelo fato de não conhecerem as formas geométricas.
           

A HISTÓRIA DO PIRATA
"Era uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata desconfiado." Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que cada uma escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o "marujo" que está com o tesouro. Supondo que a peça escolhida seja um triângulo pequeno, azul e grosso, você diz: "Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Em seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na mão. 

0 comentários

Postar um comentário