Relatório - 08
No
dia 12/05/11 no CEI Beija Flor, foi feita a sexta aula do projeto, no período
das 16h00min até 17h00min.
Estavam presentes 15 alunos.
No inicio da aula relembramos o
assunto sobre as formas geométricas, fui perguntado às crianças quais eram as
formas geométricas que elas conheciam. Todos responderam com facilidade, que
eram os quadrados, círculos, triângulos e retângulos.
Em seguida perguntei onde poderíamos
encontrar essas formas geométricas na sala de aula, e eles responderam:
- A
porta é um retângulo.
- A
mesa um é um quadrado.
- O
cartaz dos números é um retângulo.
- O
telhado da casa é um triangulo.
- A
fechadura da porta é um circulo.
- A
mochila parece um retângulo.
Após esse momento, todos estavam
sentados no fundo da sala para ouvirem a historia do quadradinho.
Durante
á historia, apontaram as figuras da historinha, mostraram as formas geométricas
envolvidas, foram bem participativos e atentos.
Com o termino da historia, os alunos
foram desenvolver as atividades propostas no plano de aula.
Na primeira atividade pedi para as
crianças contornarem as formas geométricas que estavam pontilhadas.
Aproximadamente
46% dos alunos não apresentaram nenhum tipo de dificuldade e contornaram
corretamente, sem ultrapassar as linhas e sem engrossar as linhas.
Cerca
de 40% dos alunos apresentaram dificuldades ao contornar, não conseguem seguir
a linha reta, e os outros 14% fizeram as linhas muito grossas.
A segunda atividade era para ligar o
objeto a sua sombra, apenas um aluno confundiu a sombra do livro com a sombra
do dado, mas ele mesmo arrumou seu erro.
Com á historia do “Quadradinho” e as
atividades mencionadas, é possível identificar que alguns alunos ainda têm
dificuldades para diferenciar, o quadrado e o retângulo.
A terceira atividade pedia para pintar
as formas com sua cor correspondente, mas era necessário um pouco de atenção,
pois as formas foram colocadas a fundo, e por cima delas havia curvas.
Com
essa atividade foi observado que alguns alunos têm dificuldades ao pintar, ou
seja, dificuldades ligadas à motricidade fina, e também ultrapassam os limites
da forma geométrica para pintar. Mas no que diz respeito atividade de pintar as
formas com a cor correspondente, todos desempenharam a atividade perfeitamente.
Alguns alunos tiveram que sair mais cedo, e por esse motivo não terminaram sua
atividade.
A quarta atividade não foi possível realizar
por falta de tempo, porém será retomada mais adiante.
0 comentários
Postar um comentário