Projeto de Extensão - Matemática na Educação Infantil - Udesc Joinville -. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Planos de Aula 2012 - 07


Plano de aula
Disciplina: Matemática
Curso: Educação Infantil                                                 Série: pré
Tempo: Uma aula de 60 min.                                          Número da aula: 07
Tema: Seqüências, correspondência e ordem.                      Dia 11/07/12

Objetivos específicos
Trabalhar lógica, seqüência, classificação, conjuntos e comparação visual.
Conteúdo
Seqüências, ordem lógica, classificação, correspondência e comparação visual.

Metodologia
Utilizaremos blocos lógicos junto com uma historia de um “Pirata”, para trabalhar a comparação visual, seqüência e lógica.

Recurso
Blocos lógicos, história do “Pirata”.
Avaliação
Durante a execução das atividades será observado o comportamento dos alunos ao desenvolverem o que lhe foi pedido.





ANEXO

A HISTÓRIA DO PIRATA
"Era uma vez um pirata que adorava tesouros. Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão, ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata desconfiado." Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que cada uma escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o "marujo" que está com o tesouro. Supondo que a peça escolhida seja um triângulo pequeno, azul e grosso, você diz: "Quem pegou o tesouro tem a peça azul". Em seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a forma triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na mão.

0 comentários

Postar um comentário