Plano
de aula
Disciplina: Matemática
Curso: Educação Infantil Série: pré
Tempo: Uma aula de 60 min. Número da aula: 07
Tema: Seqüências, correspondência e ordem. Dia 11/07/12
Objetivos
específicos
Trabalhar lógica, seqüência, classificação,
conjuntos e comparação visual.
Conteúdo
Seqüências, ordem lógica, classificação, correspondência
e comparação visual.
Metodologia
Utilizaremos blocos lógicos junto com uma historia
de um “Pirata”, para trabalhar a comparação visual, seqüência e lógica.
Recurso
Blocos lógicos, história do “Pirata”.
Avaliação
Durante a execução das atividades será observado o
comportamento dos alunos ao desenvolverem o que lhe foi pedido.
ANEXO
A HISTÓRIA DO PIRATA
"Era uma vez um pirata que adorava tesouros.
Havia no porão de seu navio um baú carregado de pedras preciosas. Nesse porão,
ninguém entrava. Somente o pirata tinha a chave. Mas sua felicidade durou
pouco. Numa das viagens, uma tempestade virou seu barco e obrigou todos os
marinheiros a se refugiarem numa ilha. Furioso, o pirata ordenou que eles
voltassem a nado para resgatar o tesouro. Mas, quando retornaram, os marujos
disseram que o baú havia sumido. 'Um de vocês pegou', esbravejou o pirata
desconfiado." Nesse ponto, começa o jogo com as crianças. Peça que cada
uma escolha um bloco lógico. Ao observar as peças sorteadas, escolha uma delas
sem comunicar às crianças qual é. Ela será a chave para descobrir o
"marujo" que está com o tesouro. Supondo que a peça escolhida seja um
triângulo pequeno, azul e grosso, você diz: "Quem pegou o tesouro tem a
peça azul". Em seguida, dê outra dica: "Quem pegou o tesouro tem a
forma triangular". Siga até chegar ao marinheiro que esconde o tesouro. A
atividade estimula mais que a comparação visual. Também exercita a comparação
entre o atributo, agora imaginado pela criança, e a peça que a criança tem na
mão.
0 comentários
Postar um comentário