Relatório
No dia 29/06/12 no CEI Eliane Kruger,
foi feita a sexta aula de execução do projeto durante o período das 13h45min
até 14h45min.
Estavam presentes nesta aula 15 alunos.
Para iniciar a aula mostrei aos alunos
18 figuras de alimentos, como mostra a figura 1, e juntos identificamos uma a
uma, expliquei como seria realizada a atividade.
Figura 1: Figuras de alimentos para
atividade do projeto.
Separei os alunos em grupos de três á quatro
crianças por mesa, após expliquei que pediria para cada grupo pegar uma
quantidade de alimentos, e que só poderia ir um aluno de cada vez buscar,
ganharia um ponto a mesa em que todos pegaram a quantidade correta de cada alimento
solicitado, eportanto não precisaria ter presa pois o tempo não influenciara no
resultado.
As sequencias solicitadas seguem na
tabela abaixo:
Sequencia
|
Grupo
1
|
Grupo
2
|
Grupo
3
|
Grupo
4
|
Primeira
|
1
cenoura
|
1
Laranja
|
1
Batata
|
1
Morango
|
Segunda
|
1
Morango e 1 laranja.
|
1
Sanduiche e 1banana.
|
1
Cachorro quente e 1 sorvete.
|
1
Cenoura e 1 bolo.
|
Terceira
|
2
Sorvetes, 2 laranjas e 1 batata.
|
2
Morangos, 1 queijo e 2 uvas.
|
2
Cenouras, 2 sanduiche e 1 berinjela.
|
2
abacaxis, 2 sorvetes e 1 brócolis.
|
Quarta
|
1
Uva, 1 morango, 1 sanduiche e 1 sorvete.
|
1
Banana, 1 coxinha, 1 brócolis e 1 sorvete.
|
1
Repolho, 1 queijo, 1 laranja e 1 sorvete.
|
1Uva,
1 batata, 1 queijo e 1 sorvete.
|
Durante
a atividade os alunos estavam concentrados, demonstraram bastante interessados
e competitivos como mostra a figura 1, figura 2 e figura 3.
Figura 1: Atividade de coleta de figuras realizada pelos
alunos do projeto.
Figura 2: Atividade de coleta de figuras realizada pelos
alunos do projeto.
Figura 3: Atividade de coleta de figuras realizada pelos
alunos do projeto.
Apresentaram
um pouco de dificuldade na ultima sequencia, mas cada membro do grupo conferia
se os colegas estavam pegando a quantidade e o alimento correto. Está atividade
estimulou o trabalho em equipe.
Ao final todos os alunos conseguiram coletar todos os
alimentos corretamente, e todos receberam um pirulito como recompensa, como
mostra a figura 4.
Figura 4: Alunos do projeto recebendo recompensa pela
competição.
Após esse
momento expliquei que estávamos trabalhando com quantidades, e que quando falava
a eles o número de figuras que queria que eles pegassem, quando eles buscavam
associavam a quantidade de figuras ao número que eu havia solicitado, é essa a
representação dos números, e foi para isso que foram criados.
Para
terminar a atividade entreguei a eles folhas sulfite, e pedi que dobrassem ao
meio a folha, também entreguei nove figuras de alimentos, e pedi que em um dos
lados da folha eles colassem figuras de alimentos que eles gostam e no outro o
que não gostam, ou também poderia separar por cores, por tipos, ou seja, fruta
de um lado não fruta do outro.
Essa atividade procurava desenvolver a habilidade de
separação, classificação partindo de requisito estabelecido por eles.
Esse momento satisfatório, pois os alunos tinham
autonomia para decidir o que iriam fazer, e liberdade para escolher o que eles
realmente queriam como podemos ver através da figura 5.
Figura 5: Atividade de colagem de figuras realizada pelos
alunos do projeto.
Após
todos terem colado as figuras foi recolhido todas as folhas, e cada aluno
falava seu critério de classificação para seus colegas.
Alguns
alunos separam por semelhança e também o que não gostavam, outros separam as
frutas dos demais, mas a grande maioria separou por cores.
0 comentários
Postar um comentário