Projeto de Extensão - Matemática na Educação Infantil - Udesc Joinville -. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Relatórios 2012 - 07


Relatório

No dia 29/06/12 no CEI Eliane Kruger, foi feita a sexta aula de execução do projeto durante o período das 13h45min até 14h45min.
Estavam presentes nesta aula 15 alunos.
Para iniciar a aula mostrei aos alunos 18 figuras de alimentos, como mostra a figura 1, e juntos identificamos uma a uma, expliquei como seria realizada a atividade.
Figura 1: Figuras de alimentos para atividade do projeto.
 Separei os alunos em grupos de três á quatro crianças por mesa, após expliquei que pediria para cada grupo pegar uma quantidade de alimentos, e que só poderia ir um aluno de cada vez buscar, ganharia um ponto a mesa em que todos pegaram a quantidade correta de cada alimento solicitado, eportanto não precisaria ter presa pois o tempo não influenciara no resultado.
As sequencias solicitadas seguem na tabela abaixo:
Sequencia
Grupo 1
Grupo 2
Grupo 3
Grupo 4
Primeira
1 cenoura
1 Laranja
1 Batata
1 Morango
Segunda
1 Morango e 1 laranja.
1 Sanduiche e 1banana.
1 Cachorro quente e 1 sorvete.
1 Cenoura e 1 bolo.
Terceira
2 Sorvetes, 2 laranjas e 1 batata.
2 Morangos, 1 queijo e 2 uvas.
2 Cenouras, 2 sanduiche e 1 berinjela.
2 abacaxis, 2 sorvetes e 1 brócolis.
Quarta
1 Uva, 1 morango, 1 sanduiche e 1 sorvete.
1 Banana, 1 coxinha, 1 brócolis e 1 sorvete.
1 Repolho, 1 queijo, 1 laranja e 1 sorvete.
1Uva, 1 batata, 1 queijo e 1 sorvete.

            Durante a atividade os alunos estavam concentrados, demonstraram bastante interessados e competitivos como mostra a figura 1, figura 2 e figura 3.
Figura 1: Atividade de coleta de figuras realizada pelos alunos do projeto.
Figura 2: Atividade de coleta de figuras realizada pelos alunos do projeto.
 Figura 3: Atividade de coleta de figuras realizada pelos alunos do projeto.

            Apresentaram um pouco de dificuldade na ultima sequencia, mas cada membro do grupo conferia se os colegas estavam pegando a quantidade e o alimento correto. Está atividade estimulou o trabalho em equipe.
Ao final todos os alunos conseguiram coletar todos os alimentos corretamente, e todos receberam um pirulito como recompensa, como mostra a figura 4.
Figura 4: Alunos do projeto recebendo recompensa pela competição.
            Após esse momento expliquei que estávamos trabalhando com quantidades, e que quando falava a eles o número de figuras que queria que eles pegassem, quando eles buscavam associavam a quantidade de figuras ao número que eu havia solicitado, é essa a representação dos números, e foi para isso que foram criados.
            Para terminar a atividade entreguei a eles folhas sulfite, e pedi que dobrassem ao meio a folha, também entreguei nove figuras de alimentos, e pedi que em um dos lados da folha eles colassem figuras de alimentos que eles gostam e no outro o que não gostam, ou também poderia separar por cores, por tipos, ou seja, fruta de um lado não fruta do outro.
Essa atividade procurava desenvolver a habilidade de separação, classificação partindo de requisito estabelecido por eles.
Esse momento satisfatório, pois os alunos tinham autonomia para decidir o que iriam fazer, e liberdade para escolher o que eles realmente queriam como podemos ver através da figura 5.
Figura 5: Atividade de colagem de figuras realizada pelos alunos do projeto.
            Após todos terem colado as figuras foi recolhido todas as folhas, e cada aluno falava seu critério de classificação para seus colegas.
            Alguns alunos separam por semelhança e também o que não gostavam, outros separam as frutas dos demais, mas a grande maioria separou por cores.

0 comentários

Postar um comentário