Projeto de Extensão - Matemática na Educação Infantil - Udesc Joinville -. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Relatório - 04


Relatório

No dia 07/04/11 no CEI Beija Flor, foi feita a segunda aula do projeto, durante o período das 16h00min até 17h00min.
            As crianças tinham acabado de voltar do lanche da tarde, então reuni todos no fundo da sala, longe das mesas, e fizemos uma atividade que consistia em separar grupos partindo de alguma característica.
            Pedi que de um lado ficasse as crianças com tênis preto e do outro com tênis que não fosse preto, e para que os dois grupos contassem quantos integrantes tinha, e depois juntos conferíamos o resultado apresentado pelo grupo, o resultado estava correto em ambos os lados.
Então falei para que, agora todos que tivessem tênis preto e cabelo comprido de um lado e os outros que não tivessem do outro, neste momento ouve um pouco de confusão, pois eles esqueciam que era necessário ter as duas características, e novamente contassem quantos integrantes tinha no grupo, como neste momento tinha mais crianças sem a característica pedida ouve um pequeno erro na contagem.
Pelo ultima vez pedi pra quem tivesse tênis branco e cabelo curto ficasse de um lado, e os outros do outro lado, então dessa vez eles foram mais atenciosos e não teve tanta confusão, tanto no tênis preto como no branco inclui crianças que estavam de sandálias da mesma cor.
            Trabalhamos com as experiências de Piaget, as crianças sentaram em volta de suas mesas, com aproximadamente cinco crianças por mesa.
As atividades realizadas foram:
Conservação do comprimento
Através de réguas de papel com mesmo tamanho e extremidades em formato de Vs, foi colocados de duas formas diferentes, ou seja, uma régua com Vs para dentro e outra com Vs para fora, e foi comparado seu tamanho.

A maioria das crianças disse que a figura 2 era maior que a figura 1, sem perceber que a reta tem o mesmo comprimento.
Depois então mostrei a elas que tinham o mesmo comprimento, e algumas falaram que era por causa dos Vs, que parecia ser maior o V para fora.
            Para Piaget crianças de seis a sete anos consideram a régua fechada menor, e que só após os sete anos, as crianças concluíram que é do mesmo tamanho.
Segundo ele a criança vê a régua toda, ou seja, com os Vs, sem notar que os Vs podem ser alterados.
            Ainda trabalhando com conservação de comprimento, foi feita outra atividade, porém agora utilizando régua plástica, uma lisa e a outra em forma de mola, com o mesmo tamanho, cada uma no seu formato, como mostra a figura 3, com o objetivo de comparar tamanho.

            Nesta atividade os meninos se saíram melhor que as meninas, eles já foram logo esticando a mola e percebendo que não tinha como ter o mesmo tamanho, e concluíram que a mola era maior. Já as meninas na grande maioria disseram que tinha o mesmo tamanho.
            Para Piaget crianças de quatro anos e meio admitem que elas tenham o mesmo tamanho, mesmo mostrando que a mola estica, elas dizem que quando estica é maior, mas quando a mola volta ao normal, dizem novamente que tem o mesmo tamanho, mas no nosso caso quando mostrei as meninas e a alguns meninos que esticavam, eles por conta própria já notaram que a mola é maior, e disseram “é mesmo a mola da para esticar, então ela é a maior”.
            Ele também disse que crianças de cinco a sete anos às vezes consideram maiores, e às vezes igual, e crianças de sete anos em diante já percebe que a mola é maior.
Também foi utilizado lápis de colorir, para comparar, se colocados três lápis um ao lado do outro com tamanhos iguais, e apenas um dos lápis é colocado um pouco mais a frente dos outros, perguntei se ainda os três tem o mesmo tamanho.

Praticamente todas as crianças disseram que o lápis mais a frente era maiores, e mesmo eu voltando o lápis e mostrando que só tinha colocado mais a frente eles insistiam que era maior, eles disseram que esta atividade era muito dificil.
Para Piaget crianças de quatro anos e meio, consideram o lápis mais a frente maior, só com cinco a seis anos a resposta é correta.

Correspondências Seriais

Com três meninas e guarda chuvas de três tamanhos diferentes de papel foi trabalhada seriação, pedindo para que os alunos colocassem cada guarda chuva para uma menina.


Nesta atividade todas as crianças coloram na ordem correta, e foi uma das atividades que eles mais gostaram.
            Segundo Piaget esse tipo de atividade é uma operação lógica, que surge geralmente por volta dos sete anos.
Em todas as atividades as crianças têm cinco anos.
Outra atividade que eles adoram e depois continuaram brincando com ela foi à da casinha de brinquedo, com formas em toda sua estrutura lateral de em caixa peças correspondentes.

Nesta atividade, teve crianças que tentavam colocar às peças por tentativa e erro, e outras observavam a forma da peça, e procuravam o local correto para ela. Porém essa atividade não faz parte das experiências de Piaget.

Todas as crianças participaram, porém ouve atividades que despertaram mais seu interesse, como foi o caso da casinha e das meninas de guarda chuva.
As atividades foram feitas no período de uma hora, que foi o suficiente para realizar todas as atividades, pois era necessário dar certo tempo as crianças, para pensarem sobre as atividades que estavam sendo desenvolvidas. 

0 comentários

Postar um comentário