Projeto de Extensão - Matemática na Educação Infantil - Udesc Joinville -. Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Relatórios 2012 - 06


Relatório

No dia 22/06/12 no CEI Eliane Kruger, foi feita a quinta aula de execução do projeto durante o período das 13h45min até 14h45min.
Estavam presentes na aula 14 alunos.
Ao iniciar a aula pedi a todos os alunos para sentarem ao fundo da sala em forma de circulo. Então falei que iria contar a historia “A Bela e a Fera”, da coleção clássicos favoritos de W. Buch, então expliquei que era necessário que durante a historia todos teriam que prestar muita atenção e fazer silêncio.
Durante a historia os alunos comentaram os fatos que aconteciam, em certo momento da historia, o autor chamou o pai da Bela de idoso, então perguntei a eles se eles sabiam o que isso significava, para minha surpresa alguns alunos responderam que era uma pessoa feliz, outros que era uma pessoa triste e teve um aluno que falou que era uma pessoa bonita.  Então aproveitando que eles não sabiam o que isso significava expliquei a todos, e muitos ficaram surpresos.
Após esse momento entreguei a eles quadro figuras que representava momentos da historia do livro, e então juntos identificamos os acontecimentos nas figuras, e depois solicitei a eles que colocassem as figuras na ordem que ocorreu os fatos da historia.
Cerca de 40% dos alunos tiveram dificuldades de colocar as figuras em ordem correta.
                        
Poucos alunos fizeram esse tipo de esquema, que de maneira geral seria o mais lógico.
Alguns alunos descreveram essa seqüência da direita para esquerda, isso demonstra facilmente um problema de lateralidade.
Após todos mostrarem seus esquemas pedi que todos colocassem suas imagens como o segundo esquema acima, e então colassem em uma folha sulfite, expliquei a eles que se começassem sua seqüência da esquerda para direita ficaria mais fácil a visualização. Também expliquei que as palavras sequem essa seqüência, os números e principalmente o nome deles que deve sempre começar dessa forma, já alertando, pois em varias atividades os alunos escrever da direita para a esquerda seu nome, ou espelhado.
Porem mesmo construindo junto a seqüência correta através da leitura do livro, alguns alunos ainda colaram errado na sulfite, acredito que esse fato sucedeu pela falta de concentração desses alunos durante a atividade, porem outros alunos arrumaram as suas seqüências erradas através da releitura da historia.

0 comentários

Postar um comentário