Relatório
No dia 22/06/12 no CEI Eliane Kruger,
foi feita a quinta aula de execução do projeto durante o período das 13h45min
até 14h45min.
Estavam presentes na aula 14 alunos.
Ao iniciar a aula pedi a todos os alunos
para sentarem ao fundo da sala em forma de circulo. Então falei que iria contar
a historia “A Bela e a Fera”, da coleção clássicos favoritos de
W. Buch, então expliquei que era necessário que durante a historia todos teriam
que prestar muita atenção e fazer silêncio.
Durante a historia os alunos
comentaram os fatos que aconteciam, em certo momento da historia, o autor
chamou o pai da Bela de idoso, então perguntei a eles se eles sabiam o que isso
significava, para minha surpresa alguns alunos responderam que era uma pessoa
feliz, outros que era uma pessoa triste e teve um aluno que falou que era uma
pessoa bonita. Então aproveitando que
eles não sabiam o que isso significava expliquei a todos, e muitos ficaram
surpresos.
Após esse momento entreguei a
eles quadro figuras que representava momentos da historia do livro, e então
juntos identificamos os acontecimentos nas figuras, e depois solicitei a eles
que colocassem as figuras na ordem que ocorreu os fatos da historia.
Cerca de 40% dos alunos tiveram dificuldades de
colocar as figuras em ordem correta.
Poucos alunos fizeram esse tipo de esquema, que de
maneira geral seria o mais lógico.
Alguns alunos descreveram essa seqüência da direita para
esquerda, isso demonstra facilmente um problema de lateralidade.
Após todos mostrarem seus esquemas pedi
que todos colocassem suas imagens como o segundo esquema acima, e então
colassem em uma folha sulfite, expliquei a eles que se começassem sua seqüência
da esquerda para direita ficaria mais fácil a visualização. Também expliquei
que as palavras sequem essa seqüência, os números e principalmente o nome deles
que deve sempre começar dessa forma, já alertando, pois em varias atividades os
alunos escrever da direita para a esquerda seu nome, ou espelhado.
Porem mesmo construindo junto a
seqüência correta através da leitura do livro, alguns alunos ainda colaram
errado na sulfite, acredito que esse fato sucedeu pela falta de concentração
desses alunos durante a atividade, porem outros alunos arrumaram as suas
seqüências erradas através da releitura da historia.
0 comentários
Postar um comentário