Projeto de Extensão - Matemática na Educação Infantil - Udesc Joinville -. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Relatório - 15


Relatório - 15

No dia 15/09/11 no CEI Beija Flor, foi feita a décima terceira aula do projeto, no período das 16h00min até 17h00min.
          Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já tinham ouvido falar ou se conheciam um jogo chamado de bingo, alguns alunos disseram que já tinham jogado e outros não conheciam, então expliquei a eles como se jogava e disse que jogaríamos um bingo matemático.
          Então entreguei a cada aluno uma cartela contendo seis números com sua representação numérica e sua representação de quantidade.

          Assim que terminei de entregar as cartelas, os alunos já haviam percebido que as cartelas eram diferentes. Então perguntei a eles o que tornava elas diferentes, eles responderam que alguns números eram iguais, mas outros não, então um aluno mencionou por exemplo que na cartela dele tinha o número cinco mas a do seu amigo não tinha.
          Após terem feito essas observações começamos a jogar, eu sorteava o número em uma sacola plástica e ditava para eles. Foi em tão que alguns alunos começaram a perguntar, por exemplo, como é mesmo o número sete, logo percebi que era necessário mostrar o número a eles, então utilizei o cartaz dos números.
          Mas no decorrer do jogo percebi que não precisava mais mostrar os números, pois eles nem olhavam mais os números do cartaz, então fiquei apenas ditando.
          Quem concluía toda a sua cartela gritava bingo, então todos conferíamos se realmente havia ganhado, o ganhador era premiado com brinquedos, como por exemplo, apito de plástico, carrinho, relógio de brinquedo e pirulito.
          Após terminar o jogo que foi repetido varias vezes todos os alunos mesmos os que não haviam ganhado, foram presenteados com alguns brinquedos também.
          Durante essa atividade foi possível observar que alguns alunos usaram apenas a representação do número, e outros usaram a representação da quantidade, para ter certeza se estavam colocando o feijão no número correto. Outras observações a serem feitas é a dificuldade que alguns alunos tiveram com os resultados negativos, por exemplo, não ganharam nem uma vez, ficaram um pouco desmotivados com o jogo, essa reação foi observado na maioria das meninas, já os meninos se mostraram muito empolgados e competitivos.

0 comentários

Postar um comentário