Plano
de aula
Disciplina: Matemática
Curso: Educação Infantil Série: pré
Tempo: Uma aula de 60 min. Número da aula: 10
Tema: Números, quantidades, classificação e
correspondência. Dia: 18/08/11
Objetivos
específicos
Trabalhar conceito de números, seqüência,
quantidades, classificação e correspondência.
Conteúdo
Conceito
de números, seqüência, quantidades, classificação e correspondência.
Metodologia
Finalizaremos a aula
anterior que devido à falta de tempo, não foi possível terminar a atividade, construção
do mural de numerais.
Após
a construção do mural será feito com os alunos um jogo de argolas (em anexo),
onde os alunos desenvolveram os conceitos de números e quantidades através de
seqüência, classificação e correspondência.
Recurso
Figuras de números, garrafas
de refrigerante e argolas.
Avaliação
Durante o jogo será observado
se os alunos seguem corretamente as regras do jogo.
Jogo de argolas
Objetivo:
Desenvolver a
coordenação
viso motora e as
noções de cores,
mais/menos,
classificação e correspondência.
Materiais:
• Garrafas
descartáveis cheias de
pedrinhas,
numeradas de 1 a 10, decoradas
com papel dupla
face de cores diferentes;
caixa com fichas
ccoloridos
para contagem.
Desenvolvimento
O professor
prepara as garrafas,
colocando-as
agrupadas a uma
certa distância
dos participantes.
Os alunos formam
a fila.
Os alunos lançam
a argola
e, quando a
acertam na garrafa,
verificam o
número contido na
mesma e a cor do
número. Ganha
o jogo quem conseguir acertar
o número e pegar
a quantidade
de fichas com a
mesma cor do
número, e que
corresponda a
quantidade que o
número representa.
Cada
participante terá apenas
uma chance para
jogar, se errar volta
para o final da
fila para tentar novamente.
O mesmo procedimento se repete com
todos os alunos
da classe.
0 comentários
Postar um comentário