Projeto de Extensão - Matemática na Educação Infantil - Udesc Joinville -. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Plano de Aula - 10


Plano de aula
Disciplina: Matemática
Curso: Educação Infantil                                                             Série: pré
Tempo: Uma aula de 60 min.                                                       Número da aula: 10
Tema: Números, quantidades, classificação e correspondência. Dia: 18/08/11

Objetivos específicos
Trabalhar conceito de números, seqüência, quantidades, classificação e correspondência.
Conteúdo
Conceito de números, seqüência, quantidades, classificação e correspondência.

Metodologia
Finalizaremos a aula anterior que devido à falta de tempo, não foi possível terminar a atividade, construção do mural de numerais.
            Após a construção do mural será feito com os alunos um jogo de argolas (em anexo), onde os alunos desenvolveram os conceitos de números e quantidades através de seqüência, classificação e correspondência.

Recurso
Figuras de números, garrafas de refrigerante e argolas.
Avaliação
Durante o jogo será observado se os alunos seguem corretamente as regras do jogo.


Jogo de argolas
Objetivo:
Desenvolver a coordenação
viso motora e as noções de cores,
mais/menos, classificação e correspondência.
Materiais:
• Garrafas descartáveis cheias de
pedrinhas, numeradas de 1 a 10, decoradas
com papel dupla face de cores diferentes;
caixa com fichas ccoloridos
para contagem.

Desenvolvimento
O professor prepara as garrafas,
colocando-as agrupadas a uma
certa distância dos participantes.
Os alunos formam a fila.
Os alunos lançam a argola
e, quando a acertam na garrafa,
verificam o número contido na
mesma e a cor do número. Ganha
 o jogo quem conseguir acertar
o número e pegar a quantidade
de fichas com a mesma cor do
número, e que corresponda a
quantidade que o número representa.
Cada participante terá apenas
uma chance para jogar, se errar volta
para o final da fila para tentar novamente.
 O mesmo procedimento se repete com
todos os alunos da classe.

0 comentários

Postar um comentário