Projeto de Extensão - Matemática na Educação Infantil - Udesc Joinville -. Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Relatório - 01


Relatório

No dia 24/03/11 no CEI Beija Flor, foi feita a primeira aula de observação, durante o período das 13h30min até 16h50min.
          Estavam presentes na aula 23 crianças, em primeiro momento a professor relembrou as atividades do dia anterior.
          Na aula anterior, eles fizerem um desenho com o pé, à professora perguntou sobre o que eles acharam da atividade, perguntou se eles acharam fácil, a maioria respondeu que achou difícil desenhar com o pé, que é mais fácil usar a mão. A professora mostrou os desenhos dos amigos, para ver se eles conseguem identificar o que o amigo queria desenhar, a maioria dos desenhos não era possível identificar o que realmente o amigo queria desenhar, porém muitos usaram sua imaginação e falaram coisas muito curiosas.
Por exemplo, falaram que viram motos, barcos, bichos, ou seja, usaram sua imaginação em algo que era muito abstrato, pois a maioria dos desenhos eram rabiscos.
A professora explicou que, como eles não estão acostumados a desenhar com o pé os desenhos não ficaram bem claros, mas se eles treinarem bastante os desenhos ficarão iguais os que eles fazem com a mão.
Todos os alunos são bem participativos, são bem agitados e se concentram melhor nas atividades quando esta está sendo realizada por eles.
          Existem alguns alunos com dificuldades para segurar o lápis, ou seja, problemas com motricidade fina (Motricidade fina é a capacidade para executar movimentos finos com controlo e destreza).
A maioria sabe contar até dez, eles tem facilidades para manusear objetos concretos, e aparece que este tipo de objeto acaba atraindo com mais facilidade sua atenção.
          Na aula do dia 24/03 eles fizeram desenho cego, logo após tiveram que pintar cada espaço do desenho com uma cor diferente, sempre respeitando os espaços das linhas, sem ultrapassar as linhas.
          São muito curiosos e interessados, porém utilizando o pré teste é possível observar que alguns alunos não têm noção de quantidade, e seqüência.
          Quando pergunta era sobre seu peso, por exemplo, alguns citaram números muito pequenos levando em consideração seu tamanho, um exemplo disso é a resposta de um aluno que disse que tinha cinco quilos, outro disse dois quilos, isso mostra que eles não têm noção de peso.
Alguns alunos tiveram dificuldades para responder o pré teste, não sabiam as respostas, ou simplesmente respondiam qualquer coisa.
Se tratando de números a maioria das respostas era negativa, não sabiam ou não lembravam.
Todos que responderam o pré teste neste dia não conhecem as horas, pois ninguém soube responder a questão que se tratava do horário do seu desenho preferido.
Também não tem contato com dinheiro, não sabem dizer, por exemplo, quanto custou o ultimo brinquedo que compraram, ou até mesmo o preço de um sorvete.
Não sabem usar um calendário, não conhecem os meses e nem quantos dias tem uma semana, ou quantos meses tem um ano.
Alguns não sabem a data do seu aniversario.

0 comentários

Postar um comentário