Relatório
No
dia 24/03/11 no CEI Beija Flor, foi feita a primeira aula de observação,
durante o período das 13h30min até 16h50min.
Estavam presentes na aula 23 crianças,
em primeiro momento a professor relembrou as atividades do dia anterior.
Na aula anterior, eles fizerem um
desenho com o pé, à professora perguntou sobre o que eles acharam da atividade,
perguntou se eles acharam fácil, a maioria respondeu que achou difícil desenhar
com o pé, que é mais fácil usar a mão. A professora mostrou os desenhos dos
amigos, para ver se eles conseguem identificar o que o amigo queria desenhar, a
maioria dos desenhos não era possível identificar o que realmente o amigo
queria desenhar, porém muitos usaram sua imaginação e falaram coisas muito
curiosas.
Por
exemplo, falaram que viram motos, barcos, bichos, ou seja, usaram sua
imaginação em algo que era muito abstrato, pois a maioria dos desenhos eram
rabiscos.
A
professora explicou que, como eles não estão acostumados a desenhar com o pé os
desenhos não ficaram bem claros, mas se eles treinarem bastante os desenhos
ficarão iguais os que eles fazem com a mão.
Todos
os alunos são bem participativos, são bem agitados e se concentram melhor nas
atividades quando esta está sendo realizada por eles.
Existem alguns alunos com dificuldades
para segurar o lápis, ou seja, problemas com motricidade fina (Motricidade fina
é a capacidade para executar movimentos finos com controlo e destreza).
A
maioria sabe contar até dez, eles tem facilidades para manusear objetos concretos,
e aparece que este tipo de objeto acaba atraindo com mais facilidade sua
atenção.
Na aula do dia 24/03 eles fizeram
desenho cego, logo após tiveram que pintar cada espaço do desenho com uma cor
diferente, sempre respeitando os espaços das linhas, sem ultrapassar as linhas.
São muito curiosos e interessados, porém
utilizando o pré teste é possível observar que alguns alunos não têm noção de
quantidade, e seqüência.
Quando pergunta era sobre seu peso,
por exemplo, alguns citaram números muito pequenos levando em consideração seu
tamanho, um exemplo disso é a resposta de um aluno que disse que tinha cinco
quilos, outro disse dois quilos, isso mostra que eles não têm noção de peso.
Alguns
alunos tiveram dificuldades para responder o pré teste, não sabiam as
respostas, ou simplesmente respondiam qualquer coisa.
Se
tratando de números a maioria das respostas era negativa, não sabiam ou não
lembravam.
Todos
que responderam o pré teste neste dia não conhecem as horas, pois ninguém soube
responder a questão que se tratava do horário do seu desenho preferido.
Também
não tem contato com dinheiro, não sabem dizer, por exemplo, quanto custou o
ultimo brinquedo que compraram, ou até mesmo o preço de um sorvete.
Não
sabem usar um calendário, não conhecem os meses e nem quantos dias tem uma
semana, ou quantos meses tem um ano.
Alguns
não sabem a data do seu aniversario.
0 comentários
Postar um comentário